ECONOMIA DE ÁGUA: APRENDA A ECONOMIZAR AO LAVAR LOUÇA

Publicado em 09 de fevereiro de 2018 às 17:55

A falta de água é uma realidade e a economia de água é um dever de todos. Cada um deve fazer a sua parte e a melhor forma de começar é em ações cotidianas. A mudança de hábitos simples pode trazer resultados concretos se partir de todos. O dia a dia na cozinha também deve se adequar para essa nova realidade, cada vez mais concreta. Confira como você pode economizar água na hora de lavar louça:

 

 Torneira aberta NEM pensar!

 

O primeiro passo é simples e deve ser uma regra sempre. Lavar louça com a torneira aberta desperdiça 117 litros de água a cada 15 minutos, segundo a Sabesp. Em vez de desgrudar a sujeira de pratos, panelas e talheres com ajuda da água corrente, procure encher uma bacia (ou a própria pia) com detergente para fazer esta função. Para facilitar ainda mais, tenha ao seu lado um pequeno cesto de lixo, para remover a sujeira antes de iniciar a lavagem. Use um talher ou até mesmo uma esponja com um pouco de detergente, já fazendo uma “pré-lavagem”.

 

 Comesse pelo os mais fáceis

 

Comece a lavagem pelas louças menos suja. Deixe as peças mais complicadas no fundo da pia. Desta forma, a água que cai enquanto você faz o enxague, amolece as sujeiras grudadas. Este reaproveitamento de água fará com que você abra a torneira menos vezes.

 

Tome decisões sustentáveis

 

A escolha da temperatura da água é uma delas, já que a água quente gasta mais energia. Além disso, aguardar a água esquentar logo que a torneira é ligada é uma forma notável de desperdício de uma quantidade considerável de água, que poderia ser reaproveitada para outras atividades.

 

 Uso moderado do detergente

 

Economizar detergente diminui o risco de contaminação da água de rios e oceanos e também demanda menos água para retirá-lo no enxague. O excesso também pode ser evitado quando se mistura detergente e água em um pote e molha-se a esponja nele, em vez de colocá-lo diretamente nas louças. A escolha dos produtos usados também é fundamental: busque sempre buchas vegetais e detergentes biodegradáveis.

 

 Hora do enxague

 

Enxague o maior número possível de peças de uma vez. De preferência, a louça toda. Quanto menos vezes você abrir a torneira, maior a economia. E, por último, esteja sempre atento se a torneira está muito bem fechada. Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água por dia, um total de quase 1,4 mil litros por mês. Certifique-se sempre que a manutenção do seu encanamento está em dia. Um furo minúsculo em um cano pode desperdiçar até 3,2 mil litros de água por dia.

Veja também:

Como conservar móveis em MDF

Publicado em 09 de novembro de 2018 às 19:28

Atualmente os móveis em MDF estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Porém, este material é um pouco mais frágil que a madeira e precisa de cuidados específicos para que sua duração e conservação sejam maiores. Sendo assim, selecionamos dicas para você colocar em prática e ter móveis bonitos por mais tempo. Um dos principais cuidados que […]

Lavabo: dicas e inspirações para decorar o ambiente com criatividade

Publicado em 16 de março de 2018 às 21:31

Você sabia que decorar um lavabo é muito mais fácil do que parece? Apesar de ser um ambiente comumente esquecido por não ser uma área social, ou de muita movimentação, incluir a identidade dos moradores neste cantinho é primordial para garantir uma decoração muito mais completa e aconchegante ao lar. Um lavabo consiste em uma […]

Alguns motivos porque os maridos precisam ajudar nas tarefas de casa

Publicado em 06 de março de 2018 às 18:33

Se você, mulher, deseja que seu companheiro veja o quanto seu apoio nas tarefas domésticas é essencial, separamos algumas dicas que irão nortear seu dia a dia.   Vamos revelar aos maridos, alguns motivos óbvios, pelos quais eles devem nos ajudar nas tarefas domésticas sim. Confira:   Parceria entre o casal: Quando casamos esperamos fazer […]

     
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

FIMAP 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESENVOLVIDO POR: DLS/ COMUNICAÇÃO