Confira dicas para conservar seus móveis de madeira

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 17:25

De modo geral todas as casas têm pelo menos um móvel feito de madeira, mas pouca gente sabe que requerem cuidados mais do que especiais na hora da limpeza. A higiene não só garante durabilidade, como o protege de pragas naturais, como o cupim. Por isso iremos destacar algumas dicas para que você cuide bem dos seus móveis e os deixem bonitos como novos, mesmo com muitos anos de uso. Confira:

 

Sol

 

Nunca exponha o móvel ao sol. A luminosidade excessiva estraga a madeira e pode deixar o móvel descolorido, a não ser que você esteja procurando um efeito de envelhecido. Caso haja uma janela próxima, instale uma cortina para evitar que raios ultravioletas atinjam a madeira.

 

Manchas

 

Panelas quentes sobre a mesa queimam e mancham a madeira. O ideal é sempre usar uma toalha para proteção contra as variáveis térmicas.

 

Limpeza

 

Preste muita atenção aos produtos de limpeza. Muitos são abrasivos e podem manchar ou até arranhar o móvel. Pano seco ou levemente umedecido em água com sabão neutro é mais indicado, contanto que se seque muito bem depois.

 

Umidade

 

Água e madeira não combinam. Mantenha seu móvel longe dela, que estuga e dilata o material. Umidade também é prejudicial à conservação. Deixe a mobília pelo menos três centímetros longe da parede para que haja circulação de ar e não tenha contato com possível umidade.

 

Peso

 

Não exagere no peso colocado sobre o móvel, o que pode vergar a madeira. Distribua o peso de maneira uniforme, evitando colocar coisas de um lado só.

 

Produtos

 

Os panos também são detalhes importantes da limpeza da madeira. As flanelas são as mais indicadas, pois não soltam fiapos e nem arranham a superfície. Separe um pano só para este fim.

 

Trocar de lugar

 

Nunca arraste seu móvel. Carregue-o sempre para não comprometer sua estrutura. Isso vale especialmente para guarda-roupas, que ficam facilmente com as portas desreguladas e ferragens danificadas. Recomenda-se desmontar o móvel e fazer a montagem de novo, mesmo que isso dê mais trabalho.

 

Manutenção

 

Faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.

Alguns móveis além de serem úteis, trazem uma história sentimental para o dono, como, por exemplo, uma cômoda que foi herança de uma avó ou uma cama que foi presente de casamento. Não importa a origem, mas a durabilidade atravessa gerações se respeitados esses cuidados.

Veja também:

Como conservar móveis em MDF

Publicado em 09 de novembro de 2018 às 19:28

Atualmente os móveis em MDF estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Porém, este material é um pouco mais frágil que a madeira e precisa de cuidados específicos para que sua duração e conservação sejam maiores. Sendo assim, selecionamos dicas para você colocar em prática e ter móveis bonitos por mais tempo. Um dos principais cuidados que […]

Lavabo: dicas e inspirações para decorar o ambiente com criatividade

Publicado em 16 de março de 2018 às 21:31

Você sabia que decorar um lavabo é muito mais fácil do que parece? Apesar de ser um ambiente comumente esquecido por não ser uma área social, ou de muita movimentação, incluir a identidade dos moradores neste cantinho é primordial para garantir uma decoração muito mais completa e aconchegante ao lar. Um lavabo consiste em uma […]

Alguns motivos porque os maridos precisam ajudar nas tarefas de casa

Publicado em 06 de março de 2018 às 18:33

Se você, mulher, deseja que seu companheiro veja o quanto seu apoio nas tarefas domésticas é essencial, separamos algumas dicas que irão nortear seu dia a dia.   Vamos revelar aos maridos, alguns motivos óbvios, pelos quais eles devem nos ajudar nas tarefas domésticas sim. Confira:   Parceria entre o casal: Quando casamos esperamos fazer […]

     
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

FIMAP 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
DESENVOLVIDO POR: DLS/ COMUNICAÇÃO